Anti-pulgas: Prac-Tic, o que o fabricante diz?

Anti-pulgas Pra-Tic - Texto extraído do site - http://www.novartis.com.br

USO VETERINÁRIO
Solução Spot-on para o tratamento de infestações por pulgas e carrapatos em cães.




PROPRIEDADES
Prac-ticTM é um ectoparasiticida Spot-on à base de piriprol, para uso tópico em cães.
O Piriprol é um inseticida pertencente à classe dos fenilpirazoles, que são substâncias efetivas contra um amplo espectro de insetos sugadores e mastigadores.
Sua atividade é atribuída à ação que exerce sobre os receptores GABA, através do bloqueio não competitivo dos canais de cloro, induzindo nos insetos efeitos neurológicos, como tremores, incoordenação e convulsões, que os levam a morte. 
Após administração tópica, o piriprol é lentamente absorvido através da pele, o que lhe confere um prolongado período de ação. A parte absorvida do produto é rapidamente distribuída pelos tecidos corpóreos e biotransformada no fígado em dois metabólitos principais, o SCG-483 (sulfona de piriprol) e o SCG-475  (metabólito originado a partir do SCG-483). As principais vias de excreção são a fecal e urinária.
Prac-ticTM elimina as pulgas dentro de 24 (vinte e quatro) horas após a aplicação e os carrapatos dentro de 48 (quarenta e oito) horas após a aplicação.
Desde que corretamente utilizado, o produto pode se manter ativo por um período de até 4 (quatro) semanas após o tratamento, dependendo do grau de infestação do animal e do ambiente.
A margem de segurança do produto é alta. Manifestações relacionadas ao sistema nervoso central dos cães foram observadas com a aplicação de 24,8 vezes a dose terapêutica de 12,5 mg de piriprol/kg de peso, por via tópica.

INDICAÇÕES:
Prac-ticTM é indicado no tratamento e na prevenção de pulgas Ctenocephalides felis e carrapatos Ixodes ricinus, Ixodes scapularis, Dermacentor viriabilis, Dermacentur reticulatus, Rhipicephalus sanguineus e Amblyomma americanum em cães.
Prac-ticTM pode ser utilizado mensalmente como coadjuvante no tratamento estratégico da Dermatite Alérgica por Pulgas (DAPP).

MODO DE USAR
Com a pipeta voltada para cima, bater suavemente com a ponta dos dedos na parte estreita, para que o produto desça para a base. 
Quebrar a ponta da pipeta no local demarcado, afastar bem os pêlos do dorso do animal, entre a nuca e as escápulas, deixando a pele à mostra e aplicar todo o conteúdo.
Se necessário, utilizar dois ou mais pontos de aplicação nesta região, para evitar que o produto escorra.


CUIDADOS ESPECIAIS
Todos os cães de um mesmo ambiente devem ser tratados ao mesmo tempo com Prac-ticTM.
Os cães não devem ser banhados com água ou xampu 48 horas antes e 48 horas após a aplicação do produto. Após este último período, os banhos não mais interferem na eficácia de Prac-ticTM.
Os animais tratados podem apresentar oleosidade na pele e nos pêlos no local da aplicação.
Estes sinais desaparecem em um período máximo de 48 horas após a administração do produto.


REAÇÕES ADVERSAS
Em raros casos, alguns animais podem apresentar reações de hipersensibilidade no local da aplicação, com manifestação de prurido, descoloração e queda do pêlo.
Caso o animal lamba o produto, poderá ser observado um breve período de hipersalivação.


RESTRIÇÕES DE USO
Não administrar Prac-ticTM em cães com menos do que 8 (oito) semanas de idade ou em cães com menos de 2 (dois) kg de peso.Somente utilizar o produto em cães. Não utilizar em outras espécies animais. Animais doentes ou convalescentes podem ter dificuldade para metabolizar o produto; nestes casos, sua utilização deve ficar a critério do Médico Veterinário.
A segurança de Prac-ticTM para fêmeas gestantes e lactantes e para animais reprodutores não foi avaliada.


INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Não são conhecidas.

PRECAUÇÕES
Prac-ticTM é um produto exclusivamente para uso tópico (Spot-on); ele não deve ser administrado por qualquer outra via de administração.
Evitar a inalação e o contato com a pele e os olhos. O contato direto de pessoas, principalmente de crianças, com o animal tratado deve ser
evitado até que a área de aplicação esteja completamente seca, para se evitar o contato direto com o produto.
Não comer, beber ou fumar durante o manuseio do produto. Não guardar ou aplicar junto de alimentos, ração animal, bebidas, medicamentos e produtos
de higiene doméstica.
Não usar o produto fora do prazo de validade. 
Produto tóxico para organismos aquáticos. Não contaminar coleções de água de qualquer natureza.
A embalagem vazia do produto deve ser descartada no lixo doméstico, evitando a contaminação do meio ambiente.


APRESENTAÇÃO
Pipetas plásticas com 0,45; 1,1; 2,2 e 5,0 mL.

PRAZO DE VALIDADE


0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.