Adestramento: Cães que latem no portão


      Você sabe por que os cachorros latem para todo mundo que passa em frente à sua casa? É muito simples! Imagine como funciona a cabeça de seu cão...

      Seu cão está lá tranquilamente no jardim de sua casa curtindo sua tranquilidade. Quando passa alguém à pé, o lixeiro, o carteiro, etc, ele sente seu território ameaçado.  A pessoa à pé pode tocar a campainha ou mexer com ele, o lixeiro vai  retirar pacotes que estão ali esperando, o carteiro vai deixar pacotes em casa, todas essas são intervenções indesejadas em seu ambiente.


     O cão não entende essas intervenções e sente que seu território ou sua família podem ser incomodados, aí ele late para afastar a ameaça. É um comportamento instintivo. O que acontece logo em seguida? A pessoa que estava passando vai embora, o lixeiro segue seu caminho e até mesmo o carteiro desaparece rapidamente.


O que o cachorro pensa?

     "Ainda bem que eu vim defender meu território e lati bastante... Funcionou!!! A ameaça foi embora... Ufa!!!"  Isso vai se repetindo dia após dia, até que o cachorro aprende: "Se eu latir a ameaça vai embora, portanto vou latir toda vez que alguém aparecer."

      Pronto! Ele está condicionado a latir a todo mundo que passa e esse comportamento é muito difícil de extinguir, pois na cabeça do cachorro ele tem que defender seu território e latir funciona muito bem para espantar as ameaças.

     Uma forma de combater isso é remover seu cão do jardim ou fechar a frente da casa com um muro para que ele não veja a rua. Normalmente nenhuma destas duas alternativas são fáceis de implementar. Conheço muitos cães que só melhoraram com coleiras elétricas (dessasque dão um pequeno choque quando ele late). Eu não gosto muito destas coleiras porque elas usam o reforço negativo. Mas há alguns casos em que 
elas funcionam muito bem.

   Se esse for seu caso, talvez seja esta a única solução...

    Esta foi mais uma dica de Guilhermo Coelho.

     Gostou? CLIQUE AQUI: Para mais informações ou adquirir o curso completo de Adestramento de Guilhermo Coelho. Com apenas 15 minutos por dia você pode adestrar o seu cão!

1 comentários:

Unknown disse...

e quando os cães latem para os proprios donos ou para qualquer pessoa q more na casa q saia pelo portão... meus cães não param de latir quando alguem q está na casa sai pelo portão... até oa vizinhos já reclamaram

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.