Tam, regras para viajar com o seu cão

      Seguem abaixo as informações extraídas do site da companhia aérea Tamsobre as regras de transporte de animais:

      Transporte de animal vivo da bagagem (avih) – nacional. Obs: As solicitações dependerão de confirmação/aceitação.
  
     Serão aceitos como bagagem, somente animais considerados domésticos como cães, gatos ou macaco guia; 

       A TAM não transporta nenhum animal em estado de prenhez (gravidez) ou que tenha tido trabalho de parto nas últimas 48 horas. Para situações em que o animal esteja no cio, o mesmo poderá ser transportado mediante material absorvente (jornal, serragem, etc) dentro do Kennel.

    Animais com incompatibilidade natural (ex: cães X gatos X pássaros, etc) não poderão embarcar no mesmo vôo. Demais animais considerados silvestres deverão ser despachados como carga (informações através do toll free 0800 562 211);

     No caso de conexão com Cias. congêneres, a aceitação do animal dependerá da prévia consulta e autorização das mesmas.

PROCEDIMENTOS DE RESERVA
- As solicitações deverão ser feitas pelo cliente com, pelo menos, 24 horas de antecedência da decolagem do vôo;
- Conexões com vôos TAM, tanto para vôos domésticos ou internacionais deverão seguir os mesmos critérios, quanto à limitação, disponibilidade de lugares e tempo de antecedência.

CARACTERÍSTICAS DO KENNEL
- O animal deverá estar acondicionado em um kennel, onde consiga dar uma volta completa em torno de si;
- O kennel deve ser de material resistente;
- O kennel não deve possuir rodinhas;
- O kennel deve ser a prova de vazamento;
- O kennel será de responsabilidade do dono do animal e não será fornecido pela empresa;
-Para que o AVIH seja confirmado, deverá obedecer aos seguintes requisitos:

Aeronaves
Comprimento (cm)
Largura (cm)
Altura (cm)
A319
94
64
61
A320
94
64
61
A321
94
64
61
A330
94
64
61
A340*
-
-
-
B767
94
64
61
B777
94
64
61


- Peso: É aceito, como bagagem despachada, animais com até 50kg (junto com o Kennel), independente da aeronave. 
- *A340: Não pode ser despachado.
Obs: O animal doméstico que exceder o peso e medidas máximas estipulados acima, deverá ser transportado como carga (dependendo de confirmação);
- Quantidade máxima de AVIH por aeronave:
Aeronaves
Quantidade
Peso total por aeronave
Compartimento
A319
2
50 Kg
Bulk
A320
2
50 Kg
Bulk
A321
2
50 Kg
Bulk
A330
4
100 Kg
Bulk
B767
4
100 Kg
Bulk
B777
4
100 Kg
Bulk
A340
Não pode ser despachado
- Quando houver conexão com outras empresas há necessidade de consulta prévia junto à outra empresa.
- ser de material resistente, de preferência fibra, para prevenir que o animal escape;
- à prova de vazamento;
- livre de saliências que possam machucar o animal.
- Somente um animal por kennel.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
Atenção: Desde o dia 18/07/06 não é mais necessário para o embarque de cães e gatos a apresentação do GTA (guia de transito animal).
- Certificado de vacinação anti-rábica;
Vacina anti-rábica para animais com mais de 3 meses. O animal deverá ter sido vacinado há mais de 30 dias e menos de 1 ano da data de embarque.
- Atestado de saúde do animal;

EMBARQUE
     O comparecimento do passageiro (com todos os documentos exigidos) para check-in deverá ser de, no mínimo:
VÔOS
TEMPO DE ANTECEDÊNCIA PARA EMBARQUE
Decolando de Manaus
02h00
Decolando de outras cidades
01h30

- Não será necessária a sedação do animal;
Serão preenchidos na hora do embarque:
- Formulário NOTOC - fornecido pela TAM;
- Formulário de responsabilidade do remetente - fornecido pela TAM.
- Conexões em aeroportos diferentes deverão ser tratadas como trechos independentes para cada aeroporto, ou seja, o passageiro deverá retirar o animal no seu primeiro desembarque e despachá-lo novamente no aeroporto de conexão.

COBRANÇA
      O transporte de animais não faz parte da franquia de bagagem a qual o passageiro tem direito. Cobrança em conexões de aeroportos diferentes, (nos casos em que o passageiro retira o animal no seu primeiro desembarque e despacha novamente), será cobrado ponto a ponto, ou seja, desde o ponto de origem até o destino final.

     Será cobrado como excesso de bagagem: (TAXA de BRL 90,00) + (Peso do KENNEL e do ANIMAL multiplicado pelo correspondente a 0,5% da tarifa cheia do trecho a ser voado)

VÔOS INTERNACIONAIS:

     Para os vôos internacionais, operados por aeronaves da TAM ( exceto Londres ), são aceitos na cabine de passageiros de Classe Executiva e Classe Econômica animais domésticos como cães e gatos. Não é permitido embarque de animais domésticos na cabine de Primeira Classe
*Animais que excedam 10 kg (animal + kennel) não podem ser transportados na cabine. Clique aqui e veja as instruções para o embarque destes.

EMBARQUE
- Para solicitar sua reserva, contate nossa central de atendimento. O prazo limite para solicitação de reserva de seu animal é de até 24 horas antes do vôo;
- Após confirmação do embarque pela nossa central de atendimento, compareça com 03 horas de antecedência ao vôo reservado;
- Demais animais considerados silvestres, que excedam o limite de peso estipulado ou com destino a Frankfurt devem ser embarcados através de nossa Central de Informações TAM CARGO: 3273-2800 (para São Paulo) e 0300 115 9999 (demais localidades);
- O animal deve estar acondicionado em um kennel. Este kennel pode ser adquirido em pet-shops ou lojas de animais e possuir espaço suficiente para que seu animal consiga dar uma volta completa em torno de si, de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias e à prova de vazamento;
- O peso total do Kennel + animal não pode ultrapassar 10 Kilos e obedecer as mesmas dimensões estipuladas para o embarque doméstico.

DOCUMENTAÇÃO EXIDA
- Certificado de Vacinação anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado; esta vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque;
- Atestado de saúde emitido pelo veterinário. A validade do atestado é de 10 dias a partir da data da emissão.
- Certificado Zoo Sanitário Internacional (CZI ) - válido por 10 dias a partir da data da emissão.
ATENÇÃO: Desde o dia 18/07/06 não é mais necessário para o embarque de cães e gatos a apresentação do GTA.
- Laudo de Sorologia Anti-Rábica para países da Europa: envio de amostra de sangue para um dos dois laboratórios credenciados pela União Européia UE, no Brasil.
ATENÇÃO: É necessário aguardar 90 dias entre a data da coleta do sangue e o embarque do animal.
Endereço para adquirir o CZI em São Paulo:
Aeroporto de Guarulhos - Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal Telefax: (0xx11) 6445-2800

TAXAS
     É cobrada uma taxa de US$ 50,00 + Excesso de Bagagem + impostos para destinos operados através de sistema de peso ou 02 excessos de bagagem para destinos operados através do sistema de peça.

6 comentários:

Gaby Borsatto disse...

Oi, essas informações são para despachar o animal como 'bagagem', mas a Tam tb permite levar o animal na cabine, ai as informações são diferentes ;-)

Cão Gaudério disse...

Olá Gaby,

Pelo que a TAM nos passou as informações são as mesmas, o que muda é que para o animal poder viajar na cabine é o tamanho do kennel e o peso. Se você tiver mais informações nos passe, por favor!!

Patrycia Werneck disse...

No dia 26/07/2012 transportei na cabine, sem nenhum problema, uma filhotinha de poodle do Rio de Janeiro para Brasília, na TAM. O trâmite foi muito fácil e o atendimento excelente. Bom, o que pediram foi:
1) solicitar o transporte do animal no voo com, no mínimo 24hs de antecedencia;
2) Para a cabine, o peso do cachorro + kennel nao pode ultrapassar 10kg
3) O tamanho do kennel tem que ser de: 36cm comprimento, 33 largura e 25 de altura e o animal deve conseguir ficar em pé e dar uma volta completa em si mesmo (eles medem o kennel, porque tem que caber abaixo da poltrona da frente... ou seja, só dá pra levar cachorros pequenos)
4) Atestado de saúde emitido por um veterinário e a carteira de vacinas. (no meu caso, a cachorrinha tinha só 57 dias, então aceitaram ela somente com a primeira dose da v8)
5) Pagamento de uma taxa sobre o peso do animal+ kennel
No mais, o voo e o tratamento dispensado pela tripulação e pelos atendentes do aeroporto foi excelente, não tive nenhum problema.

Cão Gaudério disse...

Olá Patrycia,

Obrigada pelo seu depoimento, primeiro por ajudar a detalhar e em segundo lugar para que cada vez mais fique claro que companhia trata bem os animais que transporta e quais que não, pois acredito que cada vez mais as pessoas que vão viajar com animais usam isto como um critério na hora da escolha!

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber se posso fazer a reserva estando eu em outro país e se eu teria problemas apresentando toda a documentação do animal emitida em outro país? Vou explicar melhor: Estou morando na Bolívia, mais pretendo viajar com um cachorro de pequeno porte, porém a documentação dele é emitida aqui mesmo na Bolívia e eu atravessarei a fronteira de ônibus e embarcarei no avião em território brasileiro. Gostaria de saber se terei problemas com a documentação do cachorro na hora de fazer chek in no aeroporto prq a documentação foi emitida em outro país?!

Anônimo disse...

Oi, eu moro na Bolívia e viajarei com um cão de pequeno porte, atravessarei a fronteira de ônibus e embarcarei no avião já em território brasileiro. Gostaria de saber se terei algum problema se eu apresentar na hora do chek in a documentação do animal emitida na Bolívia?! A documentação do animal tem q ser emitida no Brasil?!

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.