Xixi e Cocô no lugar certo!

     Hoje o Cão Gaudério traz uma matéria da Cláudia Pizzolatto, treinadora e especialista em comportamento canino, sobre como ensinar o seu cachorro a fazer xixi e cocô no local certo o texto é grande, afinal esta não é uma tarefa fácil, mas é altamente recompensadora para você  e seu cão! Vejam:
      
     Sabe aquele cachorro que é perfeito, mas só tem um probleminha??? Pois é, na maioria das vezes o "probleminha" é fazer xixi e cocô fora do lugar, o que deixa os donos tristes, frustrados, e com a casa cheirando mal. Esta mensagem traz dicas de como educar seu peludo a usar um lugar específico como banheiro e quais são os produtos que podem ajudar neste processo. Se o seu cachorro já está educado e esse não é o seu problema, repasse estas dicas para seus amigos, com certeza elas vão poder ajudar muita gente.

O que é muito chato sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
  • Exige disciplina
  • Dedicação
  • Paciência
  • Persistência
  • Muita supervisão
O que é muito bom sobre ensinar um cão a fazer xixi e cocô no lugar certo?
  • Serve para cachorros de todas as idades
  • Seu cão fica muito feliz quando acerta e você também
  • Uma vez a lição aprendida tende a ficar para o resto da vida
  • Em 6 ou 8 semanas já se tem um melhora significativa
  • Sua casa vai ficar  muito mais agradável
Vamos às dicas? 

1 • Cães com menos de 6 meses ainda não possuem total controle de suas necessidades. Não brigue demais, nem fique horrivelmente chateado quando acontecerem acidentes. Isto é normal. O mais importante é reforçar os acertos com festa e pedacinhos de petiscos.

2 • Cães com mais de 7 meses que ainda não aprenderam a usar um único local como banheiro podem estar tendo dificuldades extras. Se for macho e já estiver levantando a pata, prepare-se! Provavelmente o machão vai dar trabalho dobrado. Eu sei que muitos não gostam de nem ouvir falar nisso, mas castração para machos é uma excelente opção.

3 • Determine um único lugar para o canino fazer seus negocinhos (se a casa for muito grande e o cão muito pequeno pode-se escolher 2 ou 3 lugares, mas não mais do que isso). Conforme seu bichinho for aprendendo você vai poder ir eliminando os locais extras. Certifique-se que este local está sempre disponível, sempre limpo, sempre seco e que seja calmo. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde o cão dorme, brinca, come, ou bebe. 

4 • Vigie o horário que o peludo costuma fazer suas necessidades. Antecipe-se, leve-o até o local desejado e fique com ele por alguns minutos. Se ele fizer xixi ou cocô faça MUITA FESTA, senão fique de olhos bem abertos (se for preciso, mantenha o cão preso em uma coleira, perto de você e fique atento a sinais de desconforto e impaciência. Leve-o novamente ao local determinado). 

5 • Não prenda o cão até ele fazer cocô ou xixi. Ele vai ficar com medo de ir até o local determinado para fazer suas necessidades e acabar ficando preso lá, por horas.  Se for preciso fique com ele uns 15 minutos, sem brincar ou agitá-lo até ele acabar de se aliviar.

6 • Controle a ingestão de comida. Não deixe o rango disponível o dia todo. Sem hora para comer ele fica sem hora para ir ao banheiro. 

7 • Se você passa o dia todo fora e seu cachorro fica sozinho, limite a área que ele tem acesso na casa, mas não deixe ele preso só na área de serviço, por exemplo.  Ele precisa de um espaço maior para se sentir confortável em fazer xixi e cocô em um ambiente e ficar em outro.

8 • Dois passeios por dia ajudam a aliviar a necessidade de marcar território e é melhor que seja fora de casa, não é mesmo?

9 • Use produtos adequados para manter a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto especializado, use papel absorvente no lugar dele fazer xixi e cocô mas deixe um pequeno pedacinho do papel antigo sujo de xixi para servir como guia. 

10 • Recompense sempre, e muito, o seu cachorro se ele fizer suas coisinhas no lugar certo. O nosso grande erro é que focamos muito na punição quando o cão faz alguma coisa errada, mas não o recompensamos o suficiente (se é que recompensamos alguma coisa) quando ele faz certo. Amor e atenção ensinam muito melhor do que pancadas. Dê petiscos, faça festa, pegue no colo, ou demonstre da maneira mais carinhosa possível quando o seu peludão acertar .

11 • Manter os locais em que seu peludo fez xixi errado bem limpo e livre do cheiro de urina ou fezes é importantíssimo para não incentivá-lo a voltar nestes lugares.  Os melhores produtos de limpeza são àqueles a base de enzimas, ou microorganismos.  Desinfetantes só disfarçam o cheiro de xixi, mas não removem de verdade.  Se mesmo limpando bem seu cachorro volta sempre no mesmo lugar, experimente colocar algum móvel que impeça a ele de ter acesso a este ponto específico.  Calma, essa solução é temporária, você não vai precisar ficar com a casa desarrumada por muito tempo.

     Parece muito trabalho não é?  Mas vale a pena todo esforço para ter uma vida mais agradável com nossos bichos.  Eles pedem muito pouco e nós impomos muitas regras e, ainda assim, o carinho com que eles nos recompensam é sem igual!

Para te ajudar neste trabalho a Cláudia indicou 5 produtos, são eles:
(Clique no nome do produto para mais informações)

Repelente Líquido Repell Pet com Lemongrass: Com um odor agradável, para os humanos, de citronela, mas altamente enjoado para nossos cães, este repelente é o ideal para ser aplicado em móveis, tapetes ou qualquer lugar que nosso amigão pensa que é banheiro. Recomendamos limpar antes que os locais sejam marcados.

Repelente granulado Minato: Ideal para quem mora em casa e não quer o peludo fazendo as cácas no canteiro de petúnias. é biodegradável e não maltrata as plantas.

Eliminador de odores Enzimac: Este produto é insubstituível quando usado corretamente, pois ao contrário dos produtos que usamos para limpara normalmente as áreas usadas por nossos cães como banheiros, ele não mascara o cheiro da urina ou das fezes. Este produto realmente remove o cheiro de forma que nem os peludos percebam mais onde o móvel, tapete ou chão foi marcado.

Eliminador de odores Enzilimp: Ele age de modo natural pela ação de microrganismos vivos que digerem os menores vestígios de xixi e de cocô que ficam nos pisos. Ele acaba realmente com o mau cheiro e ainda mantém o ambiente saudável evitando a propagação de doenças. Seu uso também é indicado para áreas externas e grama.

Bandeja sanitária Pipi Dollys: Este produto é composto de duas partes uma grade e um bandeja, o que faz com que o animal não fique em contato com o xixi e principalmente deixando as patas secas e limpas.

Texto: Cláudia Pizzolatto, treinadora e especialista em comportamento canino. www.bitcao.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.