O que fazer com o coco do seu cão?

    Muitas vezes não sabemos o que devemos fazer com o coco dos nossos cães após recolher (pois isso sim é obrigatório, ainda mais na rua). Algumas pessoas jogam no vaso sanitário e dão descarga e muitos vão para o lixo orgânico. Uma boa solução para quem tem quintal ou um canteiro é aproveitar-se deste "problema" transformando o coco do seu cão em adubo.

     Esta dica o Cão Gaudério encontrou na página da SEDA (Secretaria Especial dos Direitos dos Animais) no facebook, como a ideia era boa resolvemos repassá-la! Vejam:


Composteira de fezes caninas: a natureza agradece!

     O cocô de cachorro, muitas vezes, acaba em sacos plásticos que levam anos para se decompôr no lixão local. Em vez de contribuir para esse cenário, vai aqui uma dica: construa você mesmo uma composteira no jardim.

     Alguns passos simples convertem a sujeira em bioprodutos inofensivos que retornam ao solo. Esse hábito ecológico não apenas evita manusear fezes como é melhor para o meio ambiente, já que preserva a fonte d’água mais próxima da contaminação de parasitas que podem infestar os dejetos do animal.

      É importante ressaltar, no entanto, que o cocô compostado não deve ser utilizado em horta de legumes, verduras ou frutas, pois pode conter micróbios e/ou parasitas prejudiciais aos humanos. Mas você pode facilmente criar uma unidade fechada onde o cocô pode se decompor naturalmente.


Material

• Um cesto de lixo com tampa; 
• Cascalho (um saco); 
• Composto ou enzimas para limpeza de tanques sépticos; 
• Cal ou bicarbonato de sódio; 
• Furadeira elétrica com ponta de 1/4 de polegada; 
• Pá; 
• Tinta em spray. 



Instruções


     Selecione um canto do seu jardim que seja de fácil acesso. Vire o cesto de cabeça para baixo, coloque-o no local selecionado e borrife um círculo de tinta em volta do bocal, desenhando a forma no solo. 
Usando essa forma como guia, cave um buraco com a profundidade do cesto de lixo, deixando espaço suficiente no topo para levantar e recolocar a tampa do lixo. Não cave onde houver sistema hidráulico ou outras estruturas subterrâneas. Vá sentindo à medida que cava, retirando apenas solo suficiente para permitir o preciso encaixe do cesto de lixo. Com a furadeira, faça diversos furos no fundo do cesto para permitir uma boa drenagem e posicione o cesto dentro do buraco. Acrescente uma camada de cascalho no fundo do cesto.

     Recolha as fezes do cão e coloque dentro da composteira, tampe firmemente, e, uma vez por semana, levante a tampa e polvilhe composto ou enzimas (encontrados em lojas de construção ou de jardinagem), obedecendo as instruções da embalagem. Acrescente uma camada de cal ou bicarbonato de sódio periodicamente se o odor estiver incomodando.

* Fonte: artigo publicado por Tom Barthel na Revista Natural Dog+Dog Fancy. Barthel é mestre em jardinagem de Lansing, Michigan (EUA), e escritor autônomo especialista em assuntos relacionados a cães e jardins.

5 comentários:

Anônimo disse...

adorei!!!! tenho sete caes isso vai facilitar meu dia!!!!tou indo agora comprar td o q eu preciso para fazer um desses!!! Muito obrigada!!!

Anônimo disse...

posso colocar as fezes diárias no mesmo lugar e em quanto tempo posso usar essa cãopostagem?????

Cão Gaudério disse...

Olá Anônimo, como ela tem os furos no fundo acredito que a compostagem vai sendo passada para o solo, por isso seria interessante de tempos em tempos mudar de lugar.

bilica disse...

Vai facilitar a vida.

Anônimo disse...

Olá amigos ... fui atrás para fazer .. mas por incrível que pareça, não existe para vender a enzima ou composto ... Liguei para a Casan(esgoto e saneamento de Floripa) que me disseram ... não existe uma que funcione ... vc pode colocar no latão como descrito, mas depois vc vai ter que dar destino e infelizmente vc vai contaminar (menos, mas vai) o solo e o lençol freático ... ele deu a ideia de esterilizar com Q´Boa e de colocar uma camada de areia para filtrar mais .. a sugestão é ... fazer o processo ... quando encheu ,,, levar para outro latão para curar .. depois "dar destino", que pode ser uma composteira, mas que pode dar larvinha mesmo assim e que pode matar as minhocas da compoteira ... precisa fazer o teste ... muito complicado ... vou tentar de alguma forma ..precisamos de pesquisa nesta área ... Abraços

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.