Especial Cães e crianças!


     No dia das crianças não tinha como o Cão Gaudério não falar delas e principalmente da parceria cães e crianças que muitas vezes, que quando bem administrada, criam uma amizade para a vida inteira. Esta matéria foi inspirada em duas fofuras, a Sofia e a Pucca.



       A primeira coisa é sempre ter em mente é que nunca podemos deixar uma criança sozinha com um cão afinal não podemos prever a reação nem de um nem do outro e qualquer coisa pode virar um acidente ou um trauma. Temos que lembrar que o cão ficará enciumado com a chegada de um novo membro da família, principalmente porque ele vai ganhar muita atenção que antes era só do cãozinho.

     Conversamos com a Cíntia, que é a mamãe da Sofia e da Pucca para ela nos contar algumas dicas de como ela administra essa relação tão saudável entre elas. Ela nos contou que parecia que a Pucca sabia que a Sofia era “cria” dela e queria de alguma forma protegê-las. Uma das dicas que ela nos passou é que antes do banho ela deixava a Pucca lamber o pezinho da Sofia para que ela se acostumasse com o cheiro, além de tentar incluí-la na rotina para diminuir o ciúme ao invés de deixá-la afastada.

Pucca e Sofia
     Mas ela nos contou que a fase que deu uma pouco mais de trabalho foi quando a Sofia começou a interagir, mas aos poucos elas foram “ensinadas” de como devem se portar uma perto da outra.  “Deixamos que a Sofia toque, faça carinho, mas sem bater!! Não é brinquedo! Também deixamos a Sofia entregar coisas pra Pucca: "é assim que elas começam a interagir,nada muito perto da boca, mas ela joga, chacoalha pra Pucca, ri! é um barato!!!” diz Cíntia.


    Outro ponto importante é manter em dia o corte das unhas para evitar arranhões (isso vale também para os adultos), mas não podemos esquecer que a pele do bebê é bem fininha e o que pode ser só um arranhão em um adulto pode realmente machucar uma criança. “Evita qualquer arranhão por brincadeira ou ciúme, pois vai mexer com a patinha, querer pegar os brinquedos da criança” afirma Cíntia.

     E por último devemos lembrar que não podemos forçar uma relação. A Cíntia nos trouxe a história de um casal que os pais amam cães, mas a criança, mesmo sendo criada com cães por perto, não é muito fã dos amigos de quatro patas. Segundo ela a Sofia sempre gostou de interagir com a Pucca, mas que isso realmente pode ser percebido entre o 8º e10º mês que é quando a criança começa a desenvolver a sua personalidade.

    Cão e criança podem ser algo muito bom desde que tenhamos alguns cuidados, elas nos ajudam a gastar a energia deles e vice versa e quando estão mais crescidinhos um ajuda a cuidar do outro. Crescer com um cachorro é uma experiência incrível e enriquecedora, ajuda a criança a desenvolver uma relação de afeto, respeito, confiança e de responsabilidade.

Recapitulando:

- Nunca podemos deixar o cão e a criança sozinhos.
- incluir o cachorro na rotina e deixar que ele se aproxime do bebe ajuda a criar uma relação entre eles.
- temos de ensinar OS DOIS de como se portar quando estiverem juntos.
- a criança tem que aprender que cachorro não é um brinquedo
- mantenha as unhas do cão sempre cortadas
- Estimule a criança a conviver com o cão, mas não force uma relação

Esta matéria é uma homenagem ao Duque, meu companheiro de infância e sem dúvida o cão mais paciente que já existiu.

* As fotos são de quando a Sofia ainda era recém nascida, agora ela já está com quase um ano!


0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.