Como escovar os dentes do seu cão - Parte II

      Para escovar os dentes do seu cão primeiro é preciso acostumá-lo, deve ser algo gradativo para evitar que ele fique traumatizado e tornando um inferno ou até mesmo quase impossível de escová-lo.

      Primeiro passo: brinque com ele, tente passar os seus dedos nos dentes dele e veja como ele reage, pegue um pouco de pasta (própria para cães) coloque no dedo para que ele se acostume com o cheiro e sabor. Lembre-se os passos não são dias, mas etapas, não passe por uma etapa sem que seu cão tenha se acostumado com a anterior. A velocidade do avanço varia de animal para animal.


Escova Tradicional
     Segundo passo: ponha a pasta no seu dedo e passe nos dentes e na gengiva no animal, é normal ele tentar fugir, virar a cara, etc. mas é preciso paciência, principalmente nos dentes do fundo que são os principais pois são os que junto com os caninos tendem a acumular mais tártaro.

     Terceiro passo: comece a usar uma dedeira, é uma escova de borracha que colocamos na ponta do dedo, como um fantoche e assim como a pasta deixe o seu cão cheirá-la e se acostumar com ela antes de colocar na boca do animal, passe suavemente por todos os dentes e gengiva.

     Quarto passo: com uma escova faça como com a dedeira, a cada vez tente escovar uma área maior da boca do cachorro, lembre-se os dentes devem ser escovados pelo lado de dentro, de fora e por cima, assim como os dos humanos. Para não estressar o cão no início trabalhe um lado de cada vez, não fique períodos muito grandes mexendo na boca dele. Sempre que acabar brinque com ele ou dê um brinquedo que ele goste muito, enfim, algo que funcione como uma recompensa.


Detalhe Quadbrush
     Para ajudar nesta tarefa existe uma escova que tem quatro posições de cerdas e por isso é chamada quadbrush, a grande vantagem desta em relação as escovas tradicionais é que de uma só vez é possível escovar dentro, fora e em cima dos dentes do cão, facilitando a escovação e ela tem duas opções de tamanho. A grande vantagem é que ela não é muito mais cara do que uma tradicional, elas variam de R$10,00 a R$16,00 (tanto as tradicionais quanto a quadbrush). Hoje em dia é fácil encontrar em quase todo pet shop pasta, dedeira e a escova tradicional, a quadbrush ainda não é muito difundida no mercado brasileiro, mas pode sem encontrada em sites que entregam em todo o país.

Veja dois vídeos que mostram como escovar os dentes do seu cão

Onde Encontrar:
Escova Quadbrush:
- Bolicho do Bicho: (51) 3237-4899 - www.bolichodobicho.com.br 
- Poa PetCare -  (51) 3377-2413Avenida João Wallig, 2247- Chácara das Pedras - Porto Alegre -  www.poapetcare.com.br


Leia Também:
Dentes dos cães: desenvolvimento bucal.

0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.