Dicas para deixar seu cão sozinho em casa

Infelizmente muitas vezes temos de deixar nossos cães sozinhos, mas a Cláudia Pizzolatto, treinadora e especialista em comportamento canino, passou algumas dicas para que esta separação não seja traumática nem para o cão e nem para o vizinhos, vejam:


     Procure fazer estes exercícios/treinamentos sugeridos abaixo nos horários que você normalmente deixa a casa. Desta forma o filhote já vai começando a se acostumar com o que virá a ser a rotina da vida dele.

ESTIMULE A INDEPENDÊNCIA DO SEU ANIMALZINHO
     Mesmo que você já tenha o cachorro e ele seja adulto, estimule-o cada vez mais a brincar sozinho e a ficar em outros cômodos da casa (onde você não está), sem ter que ficar com as portas fechadas. Durante o dia procure colocar a caminha dele num local a onde você passa menos tempo. Coloque neste cômodo os brinquedos prediletos do seu cãozinho e também deixe que "apareçam" por lá alguma guloseimas caninas, sem que ele espere.

ARRANJE UM CANTINHO TODO ESPECIAL SÓ PARA ELE 
     Procure um lugar calmo, na sombra, que seja arejado. Coloque sempre uma caminha ou um paninho para o cão ficar mais aconchegado e um potinho de água também será bem-vindo. Os brinquedos tão queridos não podem faltar e escolha as coisas que ele mais gosta de roer (sem ser o seu sapato importado, é claro), para ficar neste oásis particular. Assegure-se de que não há coisas perigosas como fios elétricos por perto. Nunca brigue com o seu cachorro quando ele estiver deitado no cantinho dele. Torne este lugar num refúgio dos problemas mundanos. Assim, quando ele estiver muito angustiado é provável que seu peludo se lembre das boas coisas que acontecem no canto dele e vá para lá ao invés de ficar perambulando pela casa, dando vazão a sua sanha de exterminador do futuro. 

NADA DE FICAR NO COLO O TEMPO TODO
    Mesmo sendo absolutamente adorável, procure não ficar com o seu cachorrinho no colo enquanto você está em casa, muito menos ficar chamando-o o tempo todo. Procure brinquedos que ele se interesse em brincar sozinho, como a bola de buracos para introduzir biscoitos (Goodie Ball), o Buster Kube, a corda de nós, uma unha de vaca (é isso mesmo, cães adoram tanto roer o casco da vaca que já é possível encontrá-las limpinhas e tratadinhas para o divertimento do seu peludão), ou brinquedos de pelúcia especiais para cães.


VÁ ACOSTUMANDO AOS POUCOS
    Se você pretende deixá-lo numa área restrita enquanto estiver fora, comece a acostumá-lo a ficar nesta área mesmo quando você está em casa. Acostume o seu cachorro aos poucos, começando com 5 minutos de cada vez e vá dobrando o tempo quando ele estiver confortável e não estiver chorando mais. Sempre ofereça muitas opções para o seu cachorro ficar entretido enquanto ele está sozinho. Vários brinquedos e coisinhas para roer, de texturas diferentes. Por outro lado nunca "treine" o seu cachorro a chorar, abrindo a porta toda vez que ele estiver se esganiçando. Só abra a porta e libere o seu cãozinho se ele estiver bem quietinho, por pelo menos 2 minutos. Quanto mais gradual e consistente for esta fase do treinamento, mais rápido o seu cão vai aceitar ficar sozinho.


CRIE JOGOS E BRINCADEIRAS PARA QUANDO VOCÊ NÃO ESTIVER EM CASA
    Um bom exemplo é ensinar ao seu cachorro a procurar o "tesouro" escondido. Você pode usar comida (pequenos pedaços de biscoitos caninos), ou brinquedos que ele goste muito. Mais uma vez, a bola Goodie Ball, o Buster Kube, ou a unha de vaca são ajudas valiosas. Coloque o peludo sentado numa área (cozinha ou lavabo, por exemplo) e mande ele esperar (o comando SENTA-FICA é muito útil nesta brincadeira ou, se o seu cachorro não for treinado, experimente fechar a porta, mas lembre-se, só abra a porta se ele estiver quieto). Esconda pequenos pedacinhos de biscoito de cachorro pela casa, ou o brinquedo predileto. Debaixo do tapete (só na pontinha do tapete, para que o peludo não revire tudo procurando a guloseima), debaixo de almofadas, nos cantinhos das paredes, etc.). Libere o peludo com o comando PROCURA, e incentive-o a procurar os tesouros. Se ele parecer confuso e perdido nas primeiras tentativas você pode orientá-lo, levando-o até o esconderijo, mas sempre deixe a captura final para o cão.
     Em pouco tempo o bichão deverá pegar o espírito da coisa e você vai poder fazer o mesmo antes de sair de casa. O cão vai ficar tão feliz em procurar biscoitos e brinquedos que ele praticamente vai pedir para você sair de casa mais vezes. Vale lembrar que quanto mais valorizado for o petisco a ser escondido, mais interessado o cachorro vai ficar. Por isso evite dar biscoitos, ou o brinquedo predileto de seu cão, em momentos pouco especiais.

VALORIZE A SUA SAÍDA E NÃO A SUA VOLTA
     Um outro erro comum dos donos que possuem cachorros que choram muito é justamente tornar a sua saída triste e a chegada um evento digno de comemoração. Faz bem pro ego da gente deste jeito? Claro que faz, mas se você está correndo o risco de ficar sem o cachorro por causa da reclamação dos vizinhos, pense outra vez. 
      Procure fazer da sua partida o grande acontecimento. Esconda os biscoitos, dê o brinquedo predileto, encha a bolinha de borracha de gostosuras, e se o seu cachorrinho estiver dormindo NÃO VÁ ACORDÁ-LO para dar um beijinho de despedida. Evite qualquer tipo de contato com o seu cachorro, principalmente se ele estiver demonstrando sinais de extrema ansiedade, pelo menos 20 minutos antes de você sair. Se ele for treinado para comandos de obediência, procure fazer um pequeno exercício, pedindo para que ele sente e deite, sente novamente e deite novamente, umas 5 vezes. Saia sem fazer grande alarde e sem grandes despedidas. Ao retornar para casa procure ignorar seu cachorro até que você tenha tirado toda a roupa e se trocado. Uns cinco minutos de espera para ganhar o seu carinho vai ajudar muito para que se cachorro aprenda a controlar a ansiedade do seu retorno. 


UM CACHORRO CANSADO É UM CACHORRO FELIZ!
    Procure fazer muito exercício com o seu peludo antes de sair (converse com o seu veterinário para saber o melhor programa de condicionamento físico para o seu cão, afinal, dependendo da idade e das condições de saúde do bichão, "muito exercício" pode variar bastante de cão para cão). Reserve uma hora antes de sair e caminhe intensamente, jogue bolinha, faça exercícios de obediência ou qualquer outra atividade física com o seu cachorro, interrompendo 20 minutos antes de você sair. A intenção é deixar o cachorro bem cansado e livre do estresse de confinamento, reservando os 20 minutos finais para ele relaxar antes de você ir embora. Quando você voltar, e depois que o cachorro estiver calmo, reserve uma parte do dia (ou da noite) para se dedicar ao seu peludo. Se isso for feito como rotina, logo ele irá aprender que também faz parte da vida familiar, e que as coisas irão acontecer ao seu tempo. Ele terá certeza de que não precisa ficar implorando pela sua atenção e carinhos, pois a horinha dele está reservada.  

FINJA QUE TEM GENTE EM CASA
     Alguns animais se sentem mais confortáveis quando se deixa uma luz acesa, ou um rádio ligado, ou uma peça de roupa do dono com ele (camiseta velha serve, mas não se esqueça de depois de lavar a camiseta "do cão" deixá-la alguns dias dentro do seu armário para pegar o "cheirinho" novamente). Outros parecem ficar ainda mais ansiosos com estes artifícios É preciso observar o comportamento do seu cachorro para ter certeza se estas são boas estratégias. Uma coisa que parece fazer muita diferença nestes casos é justamente a rotina quando o dono está em casa, ou seja, não adianta ligar o rádio só quando você vai sair, se você não costuma ouvir música em casa. Se for feito desta maneira o rádio é apenas mais uma dica de que você está indo embora e o bicho fica mais excitado. 

CONVERSE COM O SEU VETERINÁRIO:
     Se nada parece ajudar, ou se o cachorro ficar realmente muito estressado, converse com o seu veterinário sobre a possibilidade de usar algum tipo de medicação.

     Estas foram as dicas da Cláudia Pizzolatto, treinadora e especialista em comportamento canino, com certeza elas vão te ajudar a deixar o seu cão mais tranquilo quando ele ficar sozinho. Os brinquedos que ela cita podem ser encontrados na Bitcão.

Onde Encontrar:

0 comentários:

Postar um comentário

No caso de críticas a produtos ou serviços das postagens não publicaremos comentários anônimos, pois caso a empresa ou pessoa que seja criticada entre em contato conosco precisamos saber quem foi o responsável.